
Por sugestão de um leitor do blog, entramos na polêmcia sobre a exposição em cartaz em Paris, com as fotos da capital francesa ocupada pelas tropas de Hitler na Segunda Guerra. A polêmica da obra fica por conta do fato de o fotógrafo que registrou as imagens ser contratado do reich para expressar como a vida continuava tranquila durante o período da ocupação.



Considerando ainda que o regime nazi impedia a livre circulação das câmeras à época, o registro de André Zucca (1897-1973) tende a ser visto mais como um panfleto político, não?
Segue abaixo texto do Observatório da Imprensa:
"Os críticos da exposição concordam com o valor documental das fotos, mas defendem que sejam mostradas acompanhadas de debates e conferências em torno do uso da imagem de propaganda durante a guerra. Para informar e deixar claro que as fotos de Zucca foram encomendadas pelos nazistas para publicação na revista alemã
Signal, célebre pela qualidade da fotografia, mas acabaram não sendo
Signal, célebre pela qualidade da fotografia, mas acabaram não sendo
Isto para que não haja dúvida de que são fotos de propaganda, já que a revista era diretamente ligada a Joseph Goebbels. E para que não se pense que são de um fotógrafo que passeava por Paris fotografando o cotidiano da cidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário