12 de ago. de 2009

De volta


Depois de quatro anos sem nenhuma edição, o Projeto Figura, criados pelas artistas Claudia Tavares e Dani Soter está de volta em sua décima versão. Desta vez, o projeto apresenta as obras de dez artistas, dos quais cinco brasileiros (Heleno Bernardi, Renato Bezerra de Mello, Pedro Paulo Domingues, Clarisse Tarran e Dani Soter) e cinco portugueses (Daniel Blaufuks, Catarina Botelho, Alexandra Lisboa, Cristina Filipe e Alexandra Rodrigues.) Cinco de cá e Cinco de lá é o tema do evento que acontece nos próximos dias 15 e 16 de agosto na Lapa, promovendo um diálogo entre artistas contemporâneos dos dois países “irmãos”.

Criado em 2002, o Projeto Figura nasceu da vontade das dua artistas de usar novos espaços para a exibição da produção artística contemporânea. Apartamentos, casas, galpões, lugares não destinados à exposição de trabalhos de arte, tampouco à visitação pública, foram utilizados nas versões anteriores como alternativa ao circuito das artes plásticas. Pelo caráter não institucional, estas exposições tem caráter efêmero, duravam geralmente um dia, e nesta edição serão dois.

O Figura 10 vai acontecer no andar térreo do prédio 71 da Rua Joaquim Silva, na Lapa, prédio em que hoje está a sede de um "filhote" seu, o Espaço Figura, que se propõe a ser um lugar de aprendizado, discussão, desenvolvimento e produção de arte.

Inaugurado há um ano, o Espaço Figura, agregou a artista Monica Mansur ao Projeto Figura. Para comemorar esta parceria que vem dando muito certo nos últimos 12 meses, o Espaço também promove uma mostra paralela no terceiro andar do mesmo prédio em que vai acontecer o Projeto. entrou no projeto. A projeção “no terceiro andar...” vai apresentar os trabalhos dos artistas que orientam grupos de estudo e cursos livres no Espaço Figura. Os participantes são Marcos Bonisson, Marco Antonio Portela, Paulo Batelli, Monica Mansur e Claudia Tavares.

Para saber mais do Projeto Figura, do Espaço Figura e sua programação de estudos para o segundo semestre de 2009, clique aqui.

Nenhum comentário: