15 de fev. de 2009

Mestres no Rio

A semana está marcada por dois nomes masters da fotografia que terão seus trabalhos em exposição. O Instituto Moreira Salles inaugura na terça-feira, às 19 horas, a mostra com 65 fotos de Otto Stupakoff. A mostra vai ocupar a nova galeria do Instituto, localizado no piso térreo do anexo recém-construído, e vem celebrar a incorporação a obra do paulistano Stupakoff, de 73 anos, ao acervo local. Stupakoff conquistou fama internacional a partir de 1965, depois de se mudar para Nova York e realizar editoriais na Harper's Bazaar, Vogue, Life e Cosmopolitan. Entre os registros que estarão expostos, retratos da atriz Grace Kelly e do ex-presidente Richard Nixon.
Já Rogério Reis, que há 20 anos fotografa o Carnaval carioca de maneira absolutamente única e peculiar, traz registros inéditos que dão continuidade ao trabalho já publicado com o título Na Lona. O livro é o resultado de uma série de fotografias feita por Rogério reis em meio aos blocos carnavalescos que desfilam pelo centro do Rio, bairros da zona sul e norte.
Em vez dos flagrantes, no entanto, Rogério Reis convida os foliões a posarem para suas lentes em
frente a uma lona estendida no meio da rua.
Ali, anônimos ditam o tom, com sua alma, as texturas, e as expressões que marcam os dias de folia carioca.
O local escolhido para a mostra prima pelo inusitado. A galeria de arte fica instada dentro da sala de espera de um consultório médico. A dermatologista Cláudia Spínola aboliu as revistas de fofocas da sala de espera do seu consultório e as substituiu por uma vasta oferta cultural. Além da mostra fotográfica, livros de artes, shows intimistas de bossa nova com a participação de artistas contratados nas escolas de músicas da cidade entre outras atrações. Fica na Visconde de Pirajá, n 303 e a mostra pode ser vista das 9 às 18 horas, de segunda a sexta até o dia 10 de junho.

Nenhum comentário: