12 de nov. de 2008

Submersos de cá e de lá


O escafandro de Pedro David e demais fotografias do livro “Paisagem submersa”, feita com seus companheiros João Castilho e Pedro Motta, sobre comunidades ribeirinhas que tiveram suas terras inundadas em sete municípios no leito do rio Jequitinhonha, vão aportar em terras holandesas. As imagens ilustram a Noorderlicht Photogallery, na cidade de Groningen, Holanda, até o dia 5 de janeiro de 2009. 

Realizado pelos fotógrafos mineiros o projeto coletivo atraiu a atenção da galeria, caracterizada por exibir trabalhos documentais sobre sociedades específicas. Mesclando fotografias em cor e em preto-e-branco, imagens oníricas por vezes surrerais, as imagens conduzem o espectador a um universo particular, onde o uso poético da luz e das composições com cores próprias da região criam uma atmosfera única para fazer um relato visual dos habitantes da região. 

Também com temática semelhante aos nossos mineiros, o chinês Yang Yi está com mostra em Paris sobre o alagamento previsto para a sua cidade natal, Kaixian.  Mesclando cenas do que já  seria a cidade submersa, porém com pessoas levando a vida normal, respirando arttificialmente, o fotógrafo chinês também busca no lado onírico e surreal sua inspiração. 


Nenhum comentário: