27 de jun. de 2008

sobre livros...

Depois de um tempo de férias e sem postar por aqui, peço permissão ao colunista de literatura deste blog, o Phillippe Machado, acho que há três novos exemplares nas prateleiras nacionais que merecem destaque. O primeiro deles, que conheci após ver a exposição das imagens em São Paulo, é "Viagem à Liberdade", do fotógrafo Marcio Scavone.
Belos recortes, detalhes do cotidiano do bairro que convidam a dar um passeio por entre os imigrantes neste ano de comemorações do centenário da chegada dos japoneses ao Brasil.
Enfim, um legítimo retrato do espírito do Japão em terra estrangeira.

O segundo livro que me chamou a atenção foi do Marcos Piffer, sobre a cultura do café. A saga de "Coffea" traz belas imagens em preto e branco capturadas onde ainda pode ser encontrada a cafeicultura. O trabalho foi feito ao longo de cinco anos e chama a atenção pelo seu aspecto de devaneio. Os olhos do leitor são levados por aspectos dramáticos obtidos no contraste do claro e escuro a viajar por esta cultura ainda manual.


Já o terceiro livro, 8x Fotografia, que acabo de terminar, é uma daquelas raras e bem vindas publicações a respeito do tema.

Organizado por Lorenzo Mammì e Lilia Moritz Schwarz, o livro traz textos de professores, críticos, fotógrafos profissionais, ensaístas e até do poeta Antônio Cícero, organizados a partir de um seminário realizado em 2004 em São Paulo, no qual foram propostos aos convidados discorrer sobre uma fotografia de sua escolha.
Temos Cartier Bresson, Andre Kertész, Walker Evans, e até álbum de família.

No caso deste último, Eugênio Bucci comenta um instante no passado em que estão à espera de fisgar um peixe, ele próprio, o pai, o irmão e o primo, sentados em uma canoa. Bucci discorre sobre o significado para ele desta imagem que permanece como linha do tempo a uni-lo ao passado.


Me lembrei de Rosangela Rennó, dizendo que não tinha esta relaçã com as imagens do seu próprio passado. Acho difícil este distanciamento com as fotos que contam a nossa trajetória de vida.

E se uma coisa leva a outra, e já que estamos falando de livros, fiquemos com Susan Sontag, em "Sobre fotografia": "Uma foto não é apenas uma imagem, uma interpretação do real; é também um vestígio, algo diretamente decalcado do real, como uma pegada ou uma máscara mortuária".

Nenhum comentário: