10 de fev. de 2008

Ausências

Faltando poucos dias para o final da exposição no Instituto Moreira Salles, vale a pena dar uma conferida no trabalho de Ana Khan e de Patrick Bogner.

Formada pela Puc-Rio e especializada pela School of Visual Arts, de Nova York, a fotojornalista Ana Khan optou por registrar com suas lentes os locais onde ocorreram mortes provocadas por balas perdidas, no Rio de Janeiro. Esquinas escuras, cantos vazios de uma calçada solitária. Não há uma alma viva.


Já o francês Patrick Bogner faz um registro fiel de interiores de moradias no sertão do Cariri. A luz que penetra pelas frestas das janelas entreabertas deixa mais vivas as cores de toalhas penduradas, cadeiras e diversos objetos que parecem retirados de um passado recente.


A ausência do humano pode ser um tema comum no trabalho de ambos, apesar de eles não estarem relacionados de nenhuma maneira.


Mas se nas imagens de Ana Khan revela-se uma violência urbana presente nas entrelinhas, na penumbra e na legenda, em Patrick Bogner o que sobressai é o bucólico de paragens distantes. detalhes idílicos.




Interiores - Fotografias de Patrick Bogner,
Encontros na Madrugada - Fotografias de Ana Khan
de 23 de novembro a 17 de fevereiro
IMS - Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel: 3284-7400
De terça a domingo, das 13h às 20h.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muitíssimo da exposição e achei ótimo ver a dica aqui... que outros corram para vê-la no IMS, ou pelo menos a parte dela que está no Arteplex