11 de fev. de 2008

e o prêmio foi para...




Saiu a seleção do World Press Photo de 2008, a edição de número 51 do prêmio máximo do fotojornalismo. O grande prêmio foi para Tim Hetherington, da Agência Efe, com a imagem do soldado americano fadigado no Afeganistão. Ele receberá 10 mil euros e uma nova câmera fotográfica.


No total, foram premiados 59 fotógrafos de 23 nacionalidades. Novamete com recorde de participantes: 5.019, de 125 países. Analisando as fotos premiada, a mesma constatação dos últimos anos: a mostra é um grande mosaico da dor humana, reatrato de inúmeras guerras, e da catástrofe mundial.




Outra imagem campeã (ao lado), foi do atentado que matou a líder da oposição no Paquistão, Benazir Bhutto: venceu na categoria de fotografia instantânea. A foto foi feita pelo americano John Moore, da Getty Images.





Já uma imagem da retirada de gorilas no Parque Nacional de Virunga, no Congo (abaixo), levou o prêmio na categoria assuntos contemporâneos. A imagem foi captada pelo sul-africano Brent Stitrton e chama atenção pela forma como o animal selvagem está indefeso.




Outro destaque foi a categoria retratos. A britânica Vanessa Winship, da Agência Vu, clicou duas meninas em uma escola rural na Turquia. É difícil não remeter a foto de Vanessa, imediatamente ao que a grande Diane Arbus fez no passado. Seguem abaixo, à esquerda, a foto premiada agora e à direita a de Diane Arbus.





















Confira todas as premiadas aqui .

6 comentários:

Anônimo disse...

Para mim é plágio puro... puríssimo!

Anônimo disse...

plagio nada!!!
foi um momento de inspiracao. tudo hj e copiado de algum lugar. nao ha novidade...

Unknown disse...

Se não foi plagio pode ter sido uma homenagem. O fato é, seus diferentes tempos de capturação é que fazem essa infeliz concidência a aperência de plagio. Possivelmente deve existir um contexto para tal "cópia" da foto.

Philippe disse...

Acho mais interessante pensarmos que se trata de uma referencia. Realmente eh impossivel que a britanica nunca tenha visto a foto da Diane Arbus, mas nao podemos achar que o tema foi completamente trabalhado e que nao caibam releituras.
So gemeas sim e dai?
Pode ser o inicio de um trabalho que pretende ir alem de onde chegou a Diane Arbus.
Eu gosto da ideia...

PS: parab�ns pelo blog... muito LEGAL!!!

Philippe Machado

Anônimo disse...

primeiramente quero parabenizá-los pelo blog que até então nã conhecia.
segundo, acho que essa foto do retrato não deveria ser motivo de tanta polêmica. que diane arbus serviu de inspiração, ok, sem problemas, mas falar em plágio não é o caso, mesmo porque o trabalho completo da premiada deixa isso bem claro...
terceiro, acho que merece sim avaiações, críticas e comentários a premiação da primeira foto. este fotógrafo cansado está como nós, cansados de fotos de guerra. cansados de guerra...
não acham?

abs a todos e continuem com as excelentes postagens.

Anônimo disse...

as fotos escolhidas são sempre de guerra... tb.. vai fazer o que? só tem isso mesmo...