18 de set. de 2009

A corrida maluca de Marcelo Carnaval


Ele é conhecido como Capitão Nascimento entre os leitores do blog de fotografia do Globo,numa alusão explícita ao personagem de Wagner Moura, no comando do Bope no filme Tropa de Elite. Seu humor sarcástico não perdoa: destroi fotos com horizontes tortos, sem foco, ou sem algum sentido lógico. Com décadas de fotojornalismo nas costas, o fotógrafo do jornal O Globo Marcelo Carnaval tem dedicado parte dos seus últimos meses a baixar a máquina e parar na frente do computador para comentar a enxurrada de fotos que chegam à redação todos os dias.

São três mil e-mails por dia. Uma corrida maluca, ou a Wacky Race como estampa sua camiseta na foto acima. Uma corrida em busca de um comentário, mesmo que seja em bom português: o top do achincalhamento. "Será que eles (os leitores) ficam chateados?", pergunta com sorriso de criança que acaba de fazer uma travessura. Se depender do público que esteve no Espaço Figura, na Lapa, na última quinta-feira para conferir o bate-papo promovido pelo Polo de Fotografia com Carnaval, certamente não há chateação, mas admiração.

Diante de olhares atentos e curiosidade explícita, Marcelo Carnaval botou o bloco na rua. Tirou a armadura e baixou a guarda ao relatar sua trajetória de fotojornalista, passando da decisão por esta profissão - inspirada no irmão jornalista - para considerações sobre o envolvimento do fotógrafo com a pauta: "Me tornei mais sensível depois que tive um filho", confessou, lembrando que no ano passado, durante as enchentes do Sul do País, chorou copiosamente durante o enterro de uma vítima.

Abaixo, um teaser com algumas imagens do evento, que será disponibilizado na íntegra em breve aqui no Polo de Fotografia. Para quem perdeu, fica o recado: um novo evento já está sendo preparado.
O próximo já está bem próximo... fiquem ligados!




Nenhum comentário: