Estocolmo é o destino de pequenas obras de arte de artistas plásticos brasileiros contemporâneos esta semana. O coletivo Studio44, fincado na capital sueca, apresenta esta semana exposição de artistas cariocas participantes do Grupo DOC.
A mostra Nanoexposição, composta por imagens minúsculas (algumas precisam de um auxílio de lupa) estará na galeria Artist Space, localizada em Estocolmo, e pertencente ao coletivo sueco.
Para a esta exposição, o DOC – formado por Isabel Löfgren, Marco Antonio Portela (foto acima), Mauro Bandeira e Patrícia Gouvêa - fez uma seleção dentre os mais de 200 artistas que já participaram do projeto em outros anos e convidou novos artistas. Entre os fotógrafos estarão Cláudia Tavares, Felipe Varanda, Claudia Hersz (foto abaixo) Marcos Bonisson, Marcelo Correa, entre outros.
A Nanoexposição foi realizada pela primeira vez na galeria carioca Arte em Dobro e segue itinerante por outros estados brasileiros e pelo exterior. Em cada local, novos artistas são convidados a produzir obras com o mínimo de meios e o máximo de potência conceitual e poética. Nesta, 80 artistas suecos participam.
"Em um cenário artístico onde as obras aparentam estar contaminadas com a grande escala, a Nanoexposição faz uma provocação inversa: produzir arte que explore as questões de visibilidade, mobilidade e tecnologia.Com o nano-formato, trazemos o espectador a um espaço de observação diferenciadoEssa ‘invisibilidade metafórica’ quer provocar nele a atração e a pesquisa, construindo desta forma sua leitura pessoal da obra analisada a partir de um mínimo de informação visual", explica o grupo DOC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário