4 de fev. de 2008

O mago da Luz


Mimmo Cattarinich.
Se nunca ouviu este nome, certamente já viu alguma de suas imagens captadas nos estúdios da cinecitá.

Este filho de um dono de restaurante instalado dentro dos estúdios que eram praticamente a casa de Frederico Fellini, tornou-se por obra do acaso o fotógrafo oficial dos bastidores de gravações não só do mestre italiano, mas também de Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci e Vittorio de Sica.


Numa época em que os trechos dos filmes não eram liberados para a divulgação antes da estréia, eram as suas fotografias utilizadas para "vender" as filmagens. Ele mesmo conta isso em entrevista recente ao Estadão, por conta da abertura de sua exposição em São Paulo.


“Não fui eu quem inventou o ofício. Nem quem subverteu o modo de fazê-lo. Antes de mim, outros já haviam sido muito bons. No início da era do cinema, os filmes de Hollywood não eram vistos antes de serem vendidos aos exibidores pelo mundo. Eram as fotos de cena que ‘vendiam’ esses longas aos compradores. E por isso eram muito mais narrativas do que artísticas.” (leia matéria na íntegra aqui ).

Ele pode não ter inventado este ofício, mas teve participação direta na invenção de outro: o papparazzo. Estava presente no set de La Dolce Vita quando o termo foi cunhado e há quem acredite que suas brechas para que outros fotógrafos também registrassem os momentos íntimos das celebridades, tenham de fato "inspirado" Fellini.


Tempos em que a "profissão" ainda tinha certo glamour...


O Mago da Luz - Mimmo Cattarinich.

Sesc Pinheiros.

Rua Paes Leme, 195,

Tel: 3095-9400.

De terça a sexta, das 13 h às 22 h

sábado e domingo, das 10 h às 19 h

Até 30/3

Nenhum comentário: