23 de jan. de 2008

Encontro de divas

Num momento de inspiração ímpar, o curador Diógenes Moura, juntou em uma única exposição duas divas, cada qual em seu mundo, distantes geográfica e cronologicamente na história das artes visuais. O mito Marilyn, que já passou pelo MAM, no Rio, em exposição tumultuada - A Polícia Federal barrou a entrada dos quadros no país por não julgálos obras de arte - e a arte da cearense Telma Saraiva, são o mote da exposição que abre no dia 25 e vai até 23 de março na Galeria Estação, em São Paulo.


A primeira mostra as últimas imagens da Marilyn, suas caras e bocas que a fizeram musa dos anos 50 e 60. Os cliques são de de Bert Stern, fotógrafo norte-americano, que fez as imagens para a Vogue pouco antes da morte da diva.


A segunda parte da mostra traz os auto-retratos de Telma Saraiva, filha e mulher de fotógrafos, que nunca saiu da pequena cidade de Crato, no Ceará. De tanto colecionar revistas sobre o cinema na décadas de 40 e 50, ela começa a desnudar a arte de colorir as imagens. Não contente com o resultado fez - antes de Cindy Sherman, diga-se de passagem - uma série de auto-retratos em que ela mesma se representa como as atrizes do filme que via.



Neste cenário pseudo-hollywoodiano as duas musas se encontram para o deleite dos amantes da fotografia. Presente de início de ano...


Marilyn Monroe - O Mito
Telma Saraiva - À Procura de Um Mito
Galeria Estação - em sampa
Rua Ferreira de Araujo, 625
tel. 3813-7253.
De terça a domingo, das 11h às 19h
R$ 10. Até 23/3.



Nenhum comentário: