2 de dez. de 2007

Pintando com luzes


Tem carioca na terra da garoa até o fim de janeiro...
O fotógrafo Renan Cepeda levou para a Pinacoteca do Estado de São Paulo sua mostra "Vão de Almas", que traz 35 imagens resultantes de pesquisa realizada entre 2005 e 2007 nas comunidades de descendentes de quilombolas assentadas no norte de Goiás.

O trabalho segue a mesma linha de "Pichações de Luz", sua série anterior, na qual são utilizadas longas exposições com lues localizadas sobre o objeto fotografado. Utilizando uma Rolleiflex de médio formato, ano 1952, Renan Cepeda havia feito na série anterior o registro de casebres no interior do país, fotografados à noite, e sobre o qual são proejadas luzes coloridas a partir de lanternas manipuladas por ele mesmo.

Neste novo trabalho, o artista de Santa Teresa, o bucólico bairro carioca, faz um registro delicado da identidade Kalunga, da comunidade Vão de Almas, região inóspita, de difícil acesso (somente a pé ou com mulas é possível chegar ao local), completamente parada num tempo semi-civilizado, quase na fronteira do estado de Tocantins, ainda no complexo geológico da Chapada dos Veadeiros.
Vivendo como índios, isolados dos grandes centros, e sem facilidades do mundo industrializado, os habitantes locais são "caboclos puros", e ainda guardam alguns costumes africanos, com o lenço amarrado nas cabeças das mulheres, ou danças e moradias típicas.
Para conhecer mais do trabalho do artista, o site é:


"Vão de Almas"
Até 30/01 - De terça a domingo
Das 10 às 18 horas
R$4,00 e R$2,00 (meia)
Praça. da Luz - 02
Fone: (11) 3324-1000



Nenhum comentário: