
Seguindo a linha das exposições sugeridas aqui no blog, seria impossível não citar a excelente organização que mostra a carreira de José Oiticica Filho, em cartaz no Centro de Arte Hélio Oiticica (Caho) no centro da cidade. Inaugurado em 1996, o espaço em si já vale a visita. Mas o bom mesmo é ver de perto as 158 imagens organizadas sob curadoria dos filhos de Oiticica, César e Cláudio e do neto César Oiticica Filho, é passear pela evolução técnica concebida pelas experiências realizadas pelo fotógrafo, considerado um dos dez melhores do mundo pela Photographic Society of América.

Recortando imagens, sobrepondo detalhes de uma foto na outra e reescrevendo a o real com luz estudada à exaustão, Oiticica livrou-se do compromisso de traduzir verdades absolutas em imagens, acompanhando uma tendência de seu tempo. Mais do que isso: ele foi muito além.
Olhando as imagens do segundo e terceiro andar do prédio, o espectador entra em contato com derivações, abstrações e recriações do mestre em ousadias geométricas. Negativo que vira positivo, é fotografado, vira negativo novamente, em processo repetido inúmeras vezes até que a imagem se torne completamente destacada do objeto real inicialmente fotografado... Nas mãos de Oiticica, até um mero pedaço de plástico vira arte, fotografado a partir linhas geométricas estudadas que compõem harmonicamente traços abstraídos a partir de sombras feitas pelas suas dobras.
É mágica, é arte, invencionismo fotográfico, por vezes ilusão de ótica.
Tudo junto. Deliciosamente belo.
Até 15/03
de terça a sexta-feira, das 11h às 19h,
e sábados e domingos, das 11h às 17h
Gratuito
Centro de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões - 68
Fone: (21) 2232-4213
2 comentários:
essa exposição é maravilhosa!
e o texto está muito bom!
Postar um comentário